Relacionamento, Marketing Direto, Telemarketing, Treinamento: cabecalho. (Home)

Serviços

A Empresa

Diretores

Clientes

Artigos

Fale Conosco


Associada:

Logo Associação Brasileira de Marketing Direto

Logo Associação Brasileira de Telemarketing
A Acesso Direto se concentra em buscar *seus* resultados de vendas, atendimento e relacionamento.

TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO e MARKETING DE RELACIONAMENTO
(originalmente publicado em Fique por Dentro - Newsletter Quatro/A, 1997)

Há uma consciência de toda a sociedade americana de que será necessária uma parceria entre governo, iniciativa privada e educadores para levar a tecnologia às salas de aula.

Devido à revolução causada pela fusão das comunicações com a informática muitos paradigmas terão que ser revistos. Um dos que merecem um estudo cuidadoso e uma especial atenção de todos, público em geral e profissionais de marketing, é o da educação. Nos EUA, em fevereiro último, foi anunciado pelo presidente Bill Clinton o Telecommunications Act 1996, que, entre outras coisas, garante por lei que todos os professores e alunos do país têm direito à tecnologia de ponta. O presidente lançou também um desafio aos setores público e privado de conectarem todas as escolas e bibliotecas dos EUA à Internet até o ano 2000.

O sentimento geral é de que, sendo a informação uma das mais poderosas armas dos dias de hoje, o não acesso a ela alijará diversos cidadãos das melhores oportunidades de emprego e de todo o processo de cidadania plena, de uma forma geral. Segundo Reed Hundt, Chairman do FCC, órgão federal de regulamentação das comunicações daquele país, "o acesso instantâneo à informação aumentará a produtividade, ajudará a educar as crianças ... (e) criará empregos" e, além disso, "preparar nossas crianças para o uso de computadores por toda a vida é agora tão essencial quanto ensiná-las a ler, escrever e a usar matemática... Nós devemos fazer com que a alfabetização tecnológica seja padrão".

Além desta ser uma eficiente forma de democratizar a educação – imaginem uma criança em uma escola pública do interior do Acre tendo acesso, via Internet, às mesmas informações, dicionários, enciclopédias, museus, bibliotecas e bancos de dados que seus contemporâneos em escolas particulares de capitais como Rio e São Paulo –, existem estudos que comprovam que o uso de computadores em salas de aula aumenta vertiginosamente o grau de retenção por parte dos alunos, além de reduzir significativamente a evasão escolar.

Um relatório da conceituada McKinsey & Company confirmou que computadores estimulam e aumentam o comprometimento de estudantes com o aprendizado; que ajudam as crianças a dominar matérias como matemática, ciências e a escrever; que maximizam suas habilidades de pensamento crítico; que têm efeitos ainda mais positivos com alunos de desempenho abaixo da média; que motivam os alunos a permanecer nas escolas; e que, com a ajuda de periféricos já existentes ou em fase de desenvolvimento, poderão ser de inestimável valia para crianças deficientes.

Esta tarefa será árdua mesmo nos EUA, onde se estima que 40% das residências já possuam um microcomputador e 10% das escolas - embora não necessariamente seus alunos – já estejam conectadas à superestrada de informações. Há uma consciência de toda a sociedade americana de que serão necessários incentivos governamentais para a implementação da infraestrutura, além de uma parceria entre governo, iniciativa privada e educadores para levar a tecnologia às salas de aula.

E o que isso tem a haver com marketing? Algumas empresas de grande porte já adotam o marketing de relacionamento institucional com a comunidade, através de ações/projetos tais como o Telecurso 2000, da Fundação Roberto Marinho (escala nacional), o Projeto Horizonte da IBM, que leva computadores às escolas (escala regional) e, em menor escala, o Ciranda da Ciência, da Hoescht, na área da educação; diversos cartões de crédito de afinidade (Unicef, Aqualung, Instituto Ayrton Senna), de cunho beneficente; eventos esportivos, muito em moda, e culturais (estratégico o patrocínio da Coca-Cola a eventos estudantis), na área de lazer; entre outros, que objetivam um grau maior de integração com seu mercado através do oferecimento de benefícios à comunidade onde seu cliente habita ou mesmo através de sua simpatia para determinadas causas.

Na Califórnia, no dia 9 de março, a indústria das telecomunicações, educadores, estudantes e pais, se uniram no "NetDay '96". Cerca de 20.000 voluntários de todo o estado instalaram 2.000 km de cabos de alta velocidade em escolas. São iniciativas deste porte que viabilizarão no Brasil, como em qualquer parte do mundo, a implantação de projetos da importância da democratização da informação e da educação, já em pleno andamento nos EUA. No entanto, está na hora das empresas de porte médio, e as de pequeno porte também, por que não?, seguirem as grandes e começarem a agregar valor a seus contatos com os habitantes das comunidades onde se localizam. Ou será que você nunca parou para pensar nas vantagens de estar presente em seu mercado atual e futuro, desde a mais tenra idade de cada um, se possível, com uma imagem positiva e simpática?

Jeffrey Hanson Costa



Fale com a Acesso Direto Consultores para ter os resultados de vendas e atendimento que você precisa.

21 2553-1330

Planejando e entregando resultados mensuráveis

Praia de Botafogo, 210/802, Botafogo • 22250-040 • Rio de Janeiro / RJ
• (21)2553-1330  • www.acessodireto.com  • falecom@acessodireto.com